OPERAÇÃO FEDERAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PRIMAVERA ÁRABE

3 participantes

Ir para baixo

PRIMAVERA ÁRABE Empty PRIMAVERA ÁRABE

Mensagem por rodrigofederal Sáb Abr 22, 2017 5:37 pm

01) A Primavera Árabe foi uma onda revolucionária de manifestações e protestos que
ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África a partir de dezembro de 2010. Os protestos compartilharam técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet por partes dos Estados, além de se oporem aos regimes
ditatoriais em toda aquela região.

Essa onda de protestos nos países de origem árabe iniciou-se na Síria, na guerra civil contra Bashar AL-Assad. C/E?

02) A crise entre os dois países é de proporções históricas e deve ser resolvida a todo custo pela Turquia, avaliam analistas, que destacam a dependência que o país tem da energia oriunda da Rússia. O presidente Vladimir Putin afirmou que o incidente ocorrido em novembro vai ter “consequências sérias” para a Turquia.

A crise entre os dois países ocorreu porque as forças de segurança turcas derrubaram um avião russo, acusado de invadir seu espaço aéreo. C/E?

03) “Desde 2011 cerca de 200 mil pessoas perderam suas vidas no conflito entre as tropas leais ao presidente Bashar al-Assad e as forças de oposição. A violenta guerra civil já destruiu boa parte da infraestrutura desse país e deixou 11 milhões de desabrigados. O combate entre o governo e a oposição não para. A ajuda humanitária chega esporadicamente a alguns lugares. Milhares de pessoas permanecem presos em cidades sitiadas. A oposição se fragmentou até incluir facções islâmicas com vínculos com a Al-Qaeda, cujas táticas brutais têm causado preocupação e levado à violência até mesmo entre os rebeldes”.
O texto se refere à sangrenta guerra civil que tem causado destruição e mortes na Síria. C/E?


rodrigofederal

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

PRIMAVERA ÁRABE Empty Re: PRIMAVERA ÁRABE

Mensagem por Yuri Nogueira Silva Dom Abr 23, 2017 12:40 am

E
-
C

Yuri Nogueira Silva

Mensagens : 18
Data de inscrição : 09/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

PRIMAVERA ÁRABE Empty Re: PRIMAVERA ÁRABE

Mensagem por rodrigofederal Seg Abr 24, 2017 11:08 am

01) Errado. A Primavera Árabe iniciou na Tunísia, com a “Revolução de Jasmim”, que levou a queda do ditador Bem Ali. O movimento se espalhou por vários países do  mundo  árabe.  Levou  à  deposição  dos  ditadores  Osni  Mubarak,  no  Egito; Muammar al-Gaddafi, na Líbia e Ali Abdulah Saleh, no Iêmen. Na  Síria,  a  revolta  se  transformou  em  uma  sangrenta  guerra  civil.  Na Arábia  Saudita,  Omã,  Kuwait,  Barein,  Jordânia,  Líbano,  Palestina,  Sudão, Argélia, Marrocos, Saara Ocidental e Mauritânia, houve protestos, em maior ou menor  escala,  que  também  resultaram  em  mudanças  maiores  ou  menores. Nesses países, os governantes se mantiveram no poder. A Tunísia é o único país em que a revolta popular alcançou o objetivo da democracia.  Nos  demais  países  onde  os  ditadores  foram  derrubados  – Egito, Líbia e Iêmen –a Primavera se transformou num tenebroso “Inverno Árabe”.

02) Certo. Comentário:
A  crise  entre  os  dois  países  aconteceu  por  que  as  forças  de  segurança turcas  derrubaram  um  avião  militar  russo,  acusado  de  invadir  o  espaço  aéreo turco. A Rússia nega que o seu avião militar tenha invadido o espaço aéreo turco.
O  incidente  ocorreu  no  âmbito  de  guerra  civil  na  Síria.  A  Turquia  apoia
grupos  armados  que  lutam  para  derrubar  o  regime  do  presidente  Bashar alAssad. A Rússia que apoia o regime de Assad, entrou diretamente na guerra em 30/09/2015.  A  aviação  russa  tem  bombardeado  os  grupos  rebeldes,  alguns apoiados pela Turquia, o que desagradou o governo turco e gerou tensão entre os países.
Importante dizer que a Turquia tem feito ataques esporádicos aos curdos que habitam a região do Curdistão no norte da Síria, na fronteira com o país. Os turcos  temem  que  os  curdos  sírios  conquistem  a  sua  independência,  o  que poderia fortalecer o movimento dos curdos turcos de se separarem da Turquia e por uma pátria curda unificada.

03) Certo. Comentário: O  texto  se  refere  à  guerra  civil  na  Síria.  O  conflito  eclodiu  em  2011,  no contexto  da  Primavera  Árabe.  O  governo  do  ditador  Bashar  al-Assad  reprimiu violentamente as grandes manifestações populares por democracia. A partir daí, a oposição pegou em armas e passou a lutar contra o regime. Cinco anos após o seu início, a guerra já causou 300 mil mortes (dados de abril de 2016), gerou mais  de  4  milhões  de  refugiados  e  está  sendo  considerada  “a  maior  crise humanitária de nossa era” pela ONU. Além dos refugiados, outros 6,5 milhões foram  deslocados  pelo  interior  do  país. O total de 9,5 milhões de  pessoas forçadas a sair de suas casas equivale à quase metade da população síria.

rodrigofederal

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

PRIMAVERA ÁRABE Empty Re: PRIMAVERA ÁRABE

Mensagem por André Velloso Ter Jun 13, 2017 8:32 pm

cheguei tarde!!
André Velloso
André Velloso

Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

PRIMAVERA ÁRABE Empty Re: PRIMAVERA ÁRABE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos